terça-feira, 20 de maio de 2008

Ensino gratuito

Estranhos consensos que se formam entre economistas...

Pergunte a 10 PhD's se o ensino básico deveria ser gratuito, e ouvirá que SIM, porque o investimento em capital humano é arriscado e não é colateralizável, agravando as dificuldades de se obter crédito para financiá-lo, e fazendo com que se invista abaixo do nível ótimo.

Pergunte agora aos mesmos ditos se a universidade deveria ser gratuita e ouvirá que NÃO, porque os estudantes são os maiores (senão os únicos) beneficiários de tal investimento, e é injusto que toda a sociedade pague por um benefício que será de poucos (ou em economês, na ausência de externalidades, não há porque ter subsídios).

Sei não, mas tenho a impressão que está faltando amarrar essa história para não ficar parecendo que é tudo achismo. Ou como disse o Bloomberg num discurso de formatura em Penn:

"In God we trust, but all the others bring data!".

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Daniel,
Não sou PhD e não sou especialista neste assunto (embora me interesse profundamente sobre educação e políticas públicas), por isso só posso contribuir com um achismo...
Acredito que haja sim externalidade no ensino superior, mas suspeito que ela seja bem menor que no caso do ensino básico. E como existem restrições orçamentárias, há que se fazer uma escolha... I don't have the data,but fortunately you do not have to trust me on this one ;) Deixo para vc estudar o assunto e nos apresentar as conclusões...

Daniel disse...

Dri, é bom saber que a frequência desse blog anda cada vez melhor. Veja que se até o Becker e o Posner podem achar, nós também podemos. Mas que o argumento é meio ideológico, ah isso é. Senão me diga qual o threshold a partir do qual o subsídio deve acabar e porquê.

Beijos

Unknown disse...

Hum, qual seria o threshold (que, aliás, é uma palavra muito chique)... não sei, Dani, acho vc muito mais qualificado que eu para dizer se há uma resposta para esta pergunta e, se houver, de onde ela deve vir... mas chutaria que (como quase tudo em economia) o threshold é onde CMg = BMg ;) Claro, incluindo o custo de oportunidade, porque a gente é economista e não contador ;)
Brincadeiras à parte, é interessante a questão que vc coloca. Ainda acredito no que disse antes, mas agora percebo que parte disso é porque simplesmente quero acreditar...
Beijo.

Anônimo disse...

Weaknesses of World Of Warcraft Gold the client-server model used by World of Warcraft have been wow power levelingexploited in order to crash the cluster of servers that aoc goldmake up a realm. Exploits also include characters being able to instantly Cheapest Wow Goldchange location or teleport. The situationbecame worse cheap wow goldwhen trying to coordinate activities across a number of playersor guilds on the same realm.World of Warcraft Lead Producer, stated that new realms would be introduced to warhammer goldrelieve the burden on existing ones. Existing realms would be upgraded.