sábado, 1 de dezembro de 2007

A economia da ANAC

A minha vontade é fazer um texto revoltado sobre a notícia de que a ANAC vai aumentar as taxas de utilização dos aeroportos de São Paulo como forma de diminuir a freqüência de vôos nos céus paulistanos. Mas isso seria chover no molhado; aposto que muito mais gente com melhor eloqüência que eu criticará a doutora Solange nos próximos dias. Vou apenas propor uma idéia que me parece mais razoável: por que não leiloar os "slots" de pouso e decolagem em Congonhas e Guarulhos? A idéia seria que cada possível horário de utilização dos aeroportos - digamos, pousar em Congonhas as 6 da tarde da sexta-feira - seria leiloado pelas empresas que operam no aeroporto. Assim, as firmas fariam lances por cada um desses horários sabendo qual o valor que poderiam cobrar dos passageiros e quantos passageiros poderiam atrair a esse preço - afinal, TAM e GOL têm conhecimento muito maior sobre a demanda por vôos do que o governo para saber quanto podem cobrar de seus passageiros de forma a aumentar ou reduzir a ocupação. A vantagem do leilão é que apenas os passageiros que desejam voar nos horários mais concorridos pagariam muito mais caro pelas suas passagens, enquanto aqueles que possuem mais flexibilidade passariam a viajar em horários menos concorridos e mais baratos - resolvendo o problema de congestionamento sem sobretaxar todos os consumidores.

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